domingo, 3 de setembro de 2017

História da Bandeira do Brasil - Bandeira do Brasil para imprimir


  
Bandeiras do Brasil e sua história

A bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes.

 O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil.




A nova Bandeira foi uma adaptação da antiga bandeira do país, ela foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, que era um positivista, Miguel Lemos que era diretor do Apostolado Positivista do Brasil, Manuel Pereira Reis, um astrônomo, e Décio Vilares, um reconhecido pintor.

Eles decidiram usar as mesmas cores e dar um novo significado a bandeira, só que em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi colocado a esfera azul com as estrelas em cor branca em representação de todos os estados brasileiros e uma faixa com o lema abreviado positivista de “Ordem e Porgresso”.



Bandeira Imperial do Brasil, ( 1822-1889) utilizada até a Proclamação da República 

A Bandeira provisória do Brasil vigorou de 15 a 19 de novembro de 1889.
Foi criada provisóriamente para substituir a Bandeira Imperial, parecia uma cópia da bandeira americana, teve vida curta e durou apenas 4 dias.

Bandeira do Brasil adotada em 19 de novembro de 1889.
Sendo alterada a esfera celeste, sempre que um estado é criado ou extinto.

No dia 19 de Novembro de cada ano é comemorado o Dia da Bandeira.


 





Nenhum comentário: